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quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Grupo Pão de Açúcar avalia Assai Atacadista

Valor Econômico

Mesmo sem levar o Atacadão, o Pão de Açúcar parece não ter desistido do "atacarejo", modelo híbrido de atacado de auto-serviço e varejo. Uma das empresas que o grupo avalia é a Assai Atacadista, rede com 14 lojas e previsão de faturamento de R$ 1,3 bilhão neste ano.

Segundo apurou o Valor, Abilio Diniz, acionista e presidente do conselho de administração do Pão de Açúcar, esteve recentemente visitando várias lojas do Assai. As duas empresas, porém, negam que esteja havendo negociação. O empresário disputou a compra da rede Atacadão, que acabou sendo comprada pelo Carrefour no fim de abril.

Em conferência com analistas de investimentos realizada na semana passada, o presidente executivo do Pão de Açúcar, Cássio Casseb, atribuiu em parte o desempenho abaixo das expectativas neste ano ao fato da empresa não estar presente nos segmentos que apresentam as maiores taxas de crescimento no varejo de alimentos. Casseb citou o mercado de "atacarejo", além do formato de central de compras, ambos voltados para as classes mais populares. Outro setor que mostra boas perspectivas de crescimento é o de lojas de conveniência, mas, neste mercado, o Pão de Açúcar já está avançando com os dois novos formatos, Extra Perto (supermercados) e Extra Fácil (lojas de bairro).

As lojas do Assai estão distribuídas em oito cidades do Estado de São Paulo - seis na capital e duas em Guarulhos, Osasco, Santos, São Bernardo do Campo, Jundiaí, Sorocaba e Ribeirão Preto. A 14ª loja foi inaugurada em maio deste ano, em Ribeirão Preto, e outras três devem ser abertas até o final do ano.

O faturamento estimado para 2007, de R$ 1,3 bilhão, inclui as lojas existentes e as futuras inaugurações. Fundada em 1974, a rede atende restaurantes, pizzarias, pastelarias, padarias, cantinas, buffets, lanchonetes, bares e hotéis. Vende também direto para pessoas físicas, sem a necessidade de um cartão de compras. As lojas têm lay-out simples, no mesmo estilo do Atacadão.

A perda do Atacadão para o Carrefour significou também a perda da liderança do Pão de Açúcar no ranking dos supermercados, posição ocupada pelo grupo desde 2000. O Carrefour ficou com um faturamento bruto combinado de R$ 17,9 bilhões em 2006, o Pão de Açúcar, R$ 16,5 bilhões. A última negociação do Pão de Açúcar foi o arrendamento, em julho, da rede Rossi, com cinco lojas na zona leste de São Paulo. Os supermercados serão convertidos em Compre Bem e Extra Perto.

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