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terça-feira, 6 de março de 2007

Escute e estude o cliente chorão


Oscar Schild é vendedor, gerente de vendas e escritor. A respeito desse assunto, ele recomenda que você analise como o cliente age, pensa e deseja, sem interferir,concordando inicialmente, porque depois ele compra. Se você interferir, ele chora mais, desiste e compra de outro. Não discorde nem diga que ele está errado. Se você fizer isso estará contribuindo para que ele continue chorando. Se ele diz que está caro, espere-o falar e faça perguntas abertas, como: "De quem você tem o melhor preço?", "é o mesmo produto?", "é o mesmo prazo?", "a entrega é imediata?". Se o preço não estiver exposto,aumente um pouco, e quando ele terminar de falar,pergunte sobre a quantidade que precisa. Proponha um desconto, caso ele compre mais. No final, dê o desconto e ele achará que foi vitorioso. Ajude-o e não o despreze: envie um mimo, um cartão de aniversário ou de saudades (a empresa está sentindo a sua falta)valorizando-o. Quando estiver com ele, receba-o de braços abertos, mas não fale de vendas. Deixe que ele o faça. Se puder, faça uma visita sem sua pasta, como um amigo.

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