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segunda-feira, 19 de março de 2007

Pequenas e médias empresas podem obter bons resultados com ações de marketing

Estima-se que atualmente 20% do PIB Nacional seja gerado a partir das pequenas e médias empresas. É nelas que estão também a maioria das vagas de trabalho. A importância e o crescimento desta área, questões como orçamento e concorrência se refletem no interesse pelo marketing. Ferramentas como mala direta, banco de dados e até gestão de marca são alguns dos meios utilizados para se aproximar do consumidor.
De acordo com dados do Sebrae, as pequenas empresas são aquelas que possuem faturamento até R$ 2.400 milhões. Já as médias empresas têm rendimento de até R$ 60 milhões. Apesar do perfil tão diverso, estas empresas possuem muitas semelhanças. Tempo e verba são algumas delas.
Principalmente as pequenas empresas estão sujeitas a um orçamento reduzido, que elimina a possibilidade de contratação de profissionais especializados ou grandes planejamentos, como explica Maria Tereza Garcia, uma das autoras do livro “Marketing e comunicação para pequenas empresas”. No entanto, para ela, estas são questões que podem ser convertidas em vantagens. “Olhando-se por outro lado, justamente por serem pequenas, essas empresas acabam ganhando com a eliminação de intermediários e de barreiras”, garante.

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