Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2007

Dia da Mulher impulsiona mercado de flores




JB Online



SÃO PAULO, 7 de março de 2007 - O Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã, é a quinta data mais importante do ano para o comércio de flores. Perde para o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Finados e para as festas de final de ano, nesta ordem. Ao mesmo tempo, no entanto, é a data que registra o maior crescimento da demanda por esse tipo de presente. 'É uma das datas mais importantes para a comercialização de flores de corte e de vaso', afirma Flávio Luis Godas, economista do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Ele espera um crescimento de 10% nas vendas do 8 de março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
O economista ressalta, no entanto, que 2006 não foi um bom ano para o setor, que amargou retração de 7% nas vendas, influenciadas por problemas climáticos que prejudicaram a produção. Mas, este ano, desde a última sexta-feira o Ceagesp já começou registrar aumento nas encomendas. 'Os próprios produtores já esperam maior procura pelas flores nesta data e se preparam para fazer entregas maiores', diz. Esse movimento, segundo ele, evita um repique de preços. 'Não fazemos promoções nesse período, mas, apesar do aumento da procura, também não há alta, já que a oferta também cresce', afirma.
Mas quem trabalha com o consumidor final se aproveita da comemoração para incrementar as ações de marketing. Esse é o caso da Flores Online, empresa líder na venda desse tipo de produto pela internet. Segundo Eduardo Casarini, diretor de marketing e sócio do Flores Online, a receita da empresa deve crescer cerca de 30% por conta da comemoração. 'As nossas vendas para o Dia da Mulher vem crescendo muito nos últimos anos e a gente vem trabalhando para que a data seja cada vez mais representativa', afirma. De acordo com ele, o volume de vendas no Dia Internacional da Mulher é de cinco a seis vezes maior do que em um 'dia normal'.
Neste ano, a empresa preparou presentes especiais para a mulher. Além de atendimento e preço diferenciados para as empresas que desejam agradar suas funcionárias, a Flores Online oferece alternativas mais personalizadas. A principal novidade é o acompanhamento do arranjo escolhido: uma foto revelada na hora, grátis, para quem comprar o presente antecipado. Ao fazer o pedido pelo site, o cliente envia um arquivo com uma foto ao Flores Online, que fica responsável pela impressão. 'É uma data interessante para aumentarmos o crescimento e o contato com os clientes', afirma Casarini.

Nenhum comentário: