Quem é o consumidor brasileiro?
Quem é o consumidor brasileiro? Quem é o consumidor da sua loja? Confira as preferências dos clientes por classe econômica e por canal de compra, informações traçadas pela LatinPanel para SuperHiper.
Torna-se cada vez mais necessário identificar o perfil desse agente que determina o sucesso ou fracasso do seu negócio, o cliente. Acabou-se a era em que ele se adaptava ao que a loja oferecia. A entrada em vigor do Código de Proteção e Defesa do Consumidor em 1991, a abertura de mercado também em 1991 e a implantação do Plano Real a partir de 1994 foram marcos dessa mudança, pontuada pela maior concorrência no setor supermercadista para atender consumidores cada vez mais conscientes dos seus direitos.
Hoje, qualquer atitude que se tome no ponto-de-venda, seja na formação do mix, realização de uma promoção, mudança do layout, treinamento de funcionários ou oferta de serviços, é o consumidor quem determina. Mas quem é esse desconhecido? SuperHiper obteve alguns dados exclusivos do estudo “O consumidor brasileiro: 10 anos de história”, realizado pela LatinPanel – empresa do Grupo Ibope-NPD-TNS – e apresentado no final de 2002. As informações são referentes ao comportamento atual de consumidores de todas as classes econômicas, no que se refere a hábitos de compras de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal.Elas estão divididas por grupo/canal de vendas, como o das cinco maiores redes do País, conforme o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) – Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Sonae, Bompreço e Sendas. Outro canal é o dos supermercados em geral, que foi denominado como outros auto-serviços, além do grupo estabelecimentos tradicionais, compostos por mercearia, armazém, empório, padaria, etc. O levantamento tem por base dados colhidos junto a 6 mil famílias em todo o País, residentes em municípios com mais de 20 mil habitantes, exceto na Região Norte, onde foram pesquisadas cidades com mais de 200 mil habitantes.
A amostra representa 68% da população domiciliar, 77% do potencial de consumo, segundo o instituto de pesquisa.ConveniênciaUma das questões que mais chamaram a atenção nos resultados da pesquisa é sobre os motivos que levam o consumidor para dentro da loja, na qual foram dadas respostas múltiplas. Ao responder por que costuma ir a um hipermercado ou supermercado, a proximidade do estabelecimento com a casa ou trabalho esteve em primeiro lugar com 52%, para os respondentes de todas as classes, de A a E (veja quadros). “Importante enfatizar que a proximidade tem o mesmo peso tanto para clientes de pequenos estabelecimentos quanto para os de grandes lojas”, diz a diretora comercial da LatinPanel, Ana Cláudia Fioratti.
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