Melhore sua imagem para atrair indicações
Quantas vezes você chegou a uma loja através de uma indicação?
É bem provável que boa parte de seus clientes também descubra seu empreendimento através de terceiros. Na gestão do negócio, é importante que você saiba fazer com que o público em geral recomende seus serviços e produtos.
Potenciais compradores originados de indicações são valiosos porque não apresentam tanta resistência inicial quanto clientes convencionais. Em segundo lugar, confiam naquilo que a sua loja oferece, facilitando os passos da venda.
E, não ser que sua loja seja a única em seu mercado na sua região, é necessário que você melhore a imagem de seu negócio para atrair mais recomendações. Há três maneiras básicas de melhorar sua reputação.
A primeira delas, por mais clichê que soe, é aprimorar o atendimento de sua equipe. O retorno de um cliente ou a recomendação dele depende basicamente de como foi a experiência de compra em sua loja. Por isso, treine sua equipe e certifique-se de que as normas de atendimento são seguidas à risca. Para ajudar neste processo, você pode instituir jogos nos quais vendedores sejam estimulados a conquistar clientes pessoais.
Embora o atendimento seja peça fundamental para garantir indicações, é necessário ter muita atenção na qualidade do produto ou serviço que você oferece. Por mais que não seja você o fabricante daquele item ruim, é da sua loja que o cliente vai lembrar quando se referir a uma experiência negativa de compra. Portanto, seja um verdadeiro advogado de seus clientes quando negociar com seus fornecedores.
Por fim, é bem interessante que você invista no relacionamento com a comunidade em que sua loja está inserida. Ações de responsabilidade corporativa são muito bem vistas pelas pessoas e podem criar simpatia para o seu negócio, não importando o tamanho. Você pode começar com ações simples, como a arrecadação de alimentos para comunidades pobres, doação de cestas básicas ou, se for possível, estimulando na sua equipe a prática de ações sociais.
Atendendo bem, oferecendo bons produtos e serviços e com práticas de responsabilidade social, sua reputação e imagem melhorarão. Por conseguinte, a simpatia das pessoas aumentará e você deverá ter retorno em vendas, particularmente as indicadas. Experimente!
Potenciais compradores originados de indicações são valiosos porque não apresentam tanta resistência inicial quanto clientes convencionais. Em segundo lugar, confiam naquilo que a sua loja oferece, facilitando os passos da venda.
E, não ser que sua loja seja a única em seu mercado na sua região, é necessário que você melhore a imagem de seu negócio para atrair mais recomendações. Há três maneiras básicas de melhorar sua reputação.
A primeira delas, por mais clichê que soe, é aprimorar o atendimento de sua equipe. O retorno de um cliente ou a recomendação dele depende basicamente de como foi a experiência de compra em sua loja. Por isso, treine sua equipe e certifique-se de que as normas de atendimento são seguidas à risca. Para ajudar neste processo, você pode instituir jogos nos quais vendedores sejam estimulados a conquistar clientes pessoais.
Embora o atendimento seja peça fundamental para garantir indicações, é necessário ter muita atenção na qualidade do produto ou serviço que você oferece. Por mais que não seja você o fabricante daquele item ruim, é da sua loja que o cliente vai lembrar quando se referir a uma experiência negativa de compra. Portanto, seja um verdadeiro advogado de seus clientes quando negociar com seus fornecedores.
Por fim, é bem interessante que você invista no relacionamento com a comunidade em que sua loja está inserida. Ações de responsabilidade corporativa são muito bem vistas pelas pessoas e podem criar simpatia para o seu negócio, não importando o tamanho. Você pode começar com ações simples, como a arrecadação de alimentos para comunidades pobres, doação de cestas básicas ou, se for possível, estimulando na sua equipe a prática de ações sociais.
Atendendo bem, oferecendo bons produtos e serviços e com práticas de responsabilidade social, sua reputação e imagem melhorarão. Por conseguinte, a simpatia das pessoas aumentará e você deverá ter retorno em vendas, particularmente as indicadas. Experimente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário