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quarta-feira, 21 de março de 2007

Melhore sua imagem para atrair indicações


Quantas vezes você chegou a uma loja através de uma indicação?


É bem provável que boa parte de seus clientes também descubra seu empreendimento através de terceiros. Na gestão do negócio, é importante que você saiba fazer com que o público em geral recomende seus serviços e produtos.
Potenciais compradores originados de indicações são valiosos porque não apresentam tanta resistência inicial quanto clientes convencionais. Em segundo lugar, confiam naquilo que a sua loja oferece, facilitando os passos da venda.
E, não ser que sua loja seja a única em seu mercado na sua região, é necessário que você melhore a imagem de seu negócio para atrair mais recomendações. Há três maneiras básicas de melhorar sua reputação.
A primeira delas, por mais clichê que soe, é aprimorar o atendimento de sua equipe. O retorno de um cliente ou a recomendação dele depende basicamente de como foi a experiência de compra em sua loja. Por isso, treine sua equipe e certifique-se de que as normas de atendimento são seguidas à risca. Para ajudar neste processo, você pode instituir jogos nos quais vendedores sejam estimulados a conquistar clientes pessoais.
Embora o atendimento seja peça fundamental para garantir indicações, é necessário ter muita atenção na qualidade do produto ou serviço que você oferece. Por mais que não seja você o fabricante daquele item ruim, é da sua loja que o cliente vai lembrar quando se referir a uma experiência negativa de compra. Portanto, seja um verdadeiro advogado de seus clientes quando negociar com seus fornecedores.
Por fim, é bem interessante que você invista no relacionamento com a comunidade em que sua loja está inserida. Ações de responsabilidade corporativa são muito bem vistas pelas pessoas e podem criar simpatia para o seu negócio, não importando o tamanho. Você pode começar com ações simples, como a arrecadação de alimentos para comunidades pobres, doação de cestas básicas ou, se for possível, estimulando na sua equipe a prática de ações sociais.
Atendendo bem, oferecendo bons produtos e serviços e com práticas de responsabilidade social, sua reputação e imagem melhorarão. Por conseguinte, a simpatia das pessoas aumentará e você deverá ter retorno em vendas, particularmente as indicadas. Experimente!

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