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sábado, 3 de março de 2007

O marketing burro


O marketing burro
Parecia suficientemente absurdo que as construtores culpassem a chuva pela gigantesca cratera aberta na última sexta-feira nas obras da linha 4 do metrô. Ontem, porém, a fabricante de energéticos Red Bull mostrou que a inépcia para agir em situações de crise pode ir muito além da atitude inicialmente adotada pelo consórcio responsável pela obra. A Red Bull teve a brilhante idéia de despachar três promotoras devidamente uniformizadas para a região do acidente. A missão das moças era distribuir energéticos ao pessoal que trabalhava na área. Questionada sobre a ação, a empresa argumentou que não estava fazendo promoção, mas simplesmente distribuindo o produto para quem precisava de uma energia extra para enfrentar a situação (veja abaixo a nota oficial da empresa). Trata-se de uma das ações de marketing mais inapropriadas e de mau-gosto que já vi. Enquanto corpos de vítimas tragadas pela cratera são procurados a empresa aproveita para fazer o seu "comercial"? Tenha dó...

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Red Bull do Brasil deseja esclarecer os acontecimentos do dia 16 de janeiro último, relativos à distribuição do produto Red Bull nas imediações do desabamento da estação Pinheiros do metrô de São Paulo.
Na ocasião, três funcionárias da empresa disponibilizaram a bebida energética para os trabalhadores envolvidos nas operações de resgate desde a última sexta-feira, dia 12 de janeiro. Essas funcionárias são orientadas a abordar pessoas em situações de cansaço físico e/ou mental - como, por exemplo, médicos durante plantões, bombeiros, caminhoneiros que realizam longas viagens e esportistas - para beneficiá-las com o efeito energético da bebida.
A ação não teve cunho promocional, nem foi arquitetada pela empresa para se aproveitar de uma tragédia.
A Red Bull se solidariza com os familiares e amigos das vítimas neste momento de dor, e com os demais cidadãos prejudicados pelo desabamento.

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